Nesse post vamos mostrar o passo-a-passo da 1ª parte da exportação, que é como gerar o arquivo de exportação para o eSUS-AB no ACS Lite.
O ACS Lite funciona de forma semelhante ao sistema CDS eSUS da sua Unidade, onde são feitas as digitações das fichas de Cadastro Individual e Domiciliar, Visitas Domiciliares, Atividades Coletivas e Marcadores de Consumo. Quando você cadastra no sistema do CDS, ele gera um arquivo modelo THRIFT RAS, que é enviado para o sistema central da prefeitura: o PEC eSUS. É justamente a mesma coisa que o App ACS LITE ePHealth irá fazer.
(Dúvida comum: Mas esse App é autorizado pelo Ministério da Saúde? Clique aqui )
Vamos começar? :)
Passo 1) Primeiramente é necessário habilitar a exportação de lotes. Para fazer isso acesse o menu lateral do aplicativo e clique em Configurações.
Passo 2) Acesse o item Integração com e-SUS e habilite a opção: "Utilize integração com eSUS"
Passo 3) Indique a Data mínima (opcional). Esse campo serve para indicar a partir de quando as visitas ou os cadastros feitos no smartphone/tablet serão exportados para o e-SUS.
Essa função é importante para quem já cadastrou os domicílios e indivíduos no módulo eSUS-CDS da sua unidade.
CASO 1: Nunca cadastrei nada no e-SUS.
a) Não precisa preencher o campo "Data mínima" (pode deixar em branco)
b) Todos os cadastros serão enviados.
CASO 2: Já cadastrei os Indivíduos e Domicílios no e-SUS da minha Unidade.
a) Cadastre todos os Indivíduos e Domicílios no App apenas para ter o controle. Isso implicará que as alterações desses cadastros não serão enviadas ao e-SUS.
b) Quando terminar de realizar os cadastros, coloque a "Data mínima" a partir desta data.
Passo 4) Volte a tela de Configurações e acesse o item Dados Profissionais. No Campo INE da equipe informe o identificador da sua equipe.
ATENÇÃO: CONFIRA o número correto do seu INE, se ele não estiver correto a exportação não irá funcionar! Esse código pode ser encontrado no sistema eSUS ou no site oficial do CNES: http://cnes.datasus.gov.br
Passo 5) Após concluir os passos anteriores, volte ao menu principal do aplicativo e clique no botão "Integração eSUS".
Ao abrir a nova tela (a qual posteriormente listará os lotes gerados) clique em Exportar dados para gerar um novo lote.
A tela Solicitar lote irá ser aberta. Insira o email desejado para receber o arquivo, selecione os tipos de registros a serem exportados (recomendamos marcar todas as opções) e selecione o formato do lote (versão do e-SUS). Clique em Exportar dados e aguarde alguns minutos para receber o arquivo em seu e-mail.
PARABÉNS! Você concluiu a 1ª parte da exportação!
Lembre que agora ocorrerá a 2ª parte da exportação (Clique aqui). O responsável pela segunda etapa não é o ACS, e sim o digitador, responsável do núcleo de informações ou gestor.
IMPORTANTE: Esses passos são para municípios que já utilizam o e-SUS, e os ACS são os digitadores no sistema CDS. Se seu município ainda não utiliza, ou você não digita as fichas, não se preocupe com esse passos, e continue utilizando o APP normalmente com a impressão das fichas.